quarta-feira, 14 de abril de 2010

O mundo celebra hoje o Dia Internacional do Café

O mundo celebra hoje dia 14 de abril, o Dia Internacional de um dos produtos líquidos mais consumidos:  o CAFÉ.
O uso da bebida teve origem em Kaffa, na Abissínia, hoje Etiópia, quando um pastor chamado Kaldi que suas cabras ficavam mais espertas e saltitantes ao comerem as folhas e  os frutos do cafeeiro.
Ele experimentou os frutos e se sentiu mais alegre e com maior vivacidade.Um monge da região informado sobre o fato, começou a utilizar a infusão de frutos para resistir ao sono enquanto orava.
O homem levou o grão para o mosteiro mias próximo e os monges consideraram a planta "coisa do demônio", então Kaldi resolveu por fogo no arbusto.
O aroma exalado pelos frutos torrados nas chamas atraiu todos os monges para o que estava a causar aquele maravilhoso perfume, os grãos de café foram retirados das cinzas. Os monges mudaram de idéia e sugeriram que os grãos fossem esmagados na água para ver que tipo de bebida daria, e logo descobriram que as bebidas os mantinham acordados durante as rezas e os períodos de meditação.
A notícia do grão "milagroso" foi passada de mosteiro a mosteiro e assim o café ficou conhecido no mundo.
O café foi torrado pela primeira vez na Pérsia. Hoje o Brasil é o maior produtor mundial do café, seguido do Vietnã e da Colômbia.
O grão faz parte do cotidiano de muitas pessoas é tão importante que ganhou um dia a si dedicado e denominado "Dia Internacional do Café".
Hoje, o seu uso se estendeu a todo mundo. É usado em bebidas quentes, e frias, doces e salgados. O café é utilizado na gastronomia mundial e é visto por muitos não apenas como uma bebida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário